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ANÁLISE DAS BARREIRAS AO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM REGIÕES MARGINALIZADAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: Estudo de caso de empreendimentos de mulheres que vivem na Grota do Rafael em Maceió - AL
Pós-graduação
Monografia
O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise diagnóstica realizada em um grupo de mulheres empreendedoras que também são moradoras da Grota do Rafael, comunidade localizada na cidade de Maceió - AL. Tais mulheres buscam atualmente melhores condições de vida em um contexto de escassez na região marginalizada em que vivem. Entrevistas foram realizadas com cada uma das empreendedoras a fim de identificar os principais pontos críticos que atrapalham o desenvolvimento de seus negócios. Após uma análise detalhada das respostas apresentadas pelas entrevistadas, foi identificado que os maiores empecilhos apresentados são relacionados a questões de Educação e capacitação insuficientes e ausência de estímulo ao mercado local. Em seguida, foi exposto soluções detalhadas com planos de ações, tais planos visam facilitar todo o processo de colocar em prática as medidas propostas para que as problemáticas sejam mitigadas e haja melhorias contínuas na realidade dos empreendimentos dessas mulheres.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ERIKA RANIELLY LEOPOLDINO DA SILVA, GABRIELA MARTINS CASSIMIRO, JOSÉ WILLYAN DOS SANTOS ALVES, RUTH APARECIDA TEIXEIRA FERRO, SAMARA GOMES FEITOSA DE QUEIROZ, VANESSA SOUZA CINTRA
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Gestão Estratégica de Pessoas e Lideranças
Palavras-Chaves:
Empreendedoras; Negócios; Capacitação; Mercado local; Planos de ação.
Coorientador:

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A IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA FORENSE NA ELUCIDAÇÃO DE CRIMES SEXUAIS
Pós-graduação
Monografia
A elucidação de crimes sexuais a partir de amostras biológicas é uma realidade em todo o mundo, graças aos avanços da biologia molecular. A ciência da hereditariedade clássica, que estuda a transmissão de características físicas e comportamentais de uma geração para outra, forneceu as bases para o desenvolvimento da genética forense. A descoberta do DNA, na década de 1950, revolucionou a genética e possibilitou a identificação de pessoas de forma precisa e inequívoca. O DNA é uma molécula que contém informações genéticas exclusivas de cada indivíduo, que podem ser usadas para identificar suspeitos de crimes. Por meio de técnicas de biologia molecular utilizadas na ciência forense, como a PCR (reação em cadeia da polimerase), que permite a amplificação do DNA, e a eletroforese, que separa as moléculas de acordo com seu tamanho e carga elétrica, busca-se otimizar a identificação de criminosos em casos de violência sexual. No Brasil, o primeiro caso elucidado através de DNA foi em 1993, na cidade de Ilha Solteira. Esse marco demonstrou a eficácia do uso do DNA como ferramenta indispensável na investigação criminal, especialmente em crimes sexuais. O uso de DNA para a elucidação de crimes sexuais tem contribuído para a redução da impunidade e para a proteção das vítimas, consolidando-se como um dos principais recursos tecnológicos na promoção da justiça e segurança pública.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
WALLISSON MOREIRA DE ARAUJO
Orientador:
Marek Henryque Ferreira Ekert
Curso:
Perícia Criminal e Ciências Forenses
Palavras-Chaves:
Biologia Molecular; Genética Forense; DNA; Crimes Sexuais.
Coorientador:

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CADEIA DE CUSTÓDIA DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PROVA DIGITAL E A NECESSIDADE DE SUA SUBMISSÃO À METODOS DE AUTENTICAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DA AMPLA DEFESA, DO CONTRADITÓRIO E DA SEGURANÇA JURÍDICA
Pós-graduação
Monografia
A informatização da vida obrigatoriamente atingiria todos os ramos, inclusive, o Direito, na perspectiva do processo judicial e todas as suas facetas. Diante da virtualização do processo, outros tipos de prova e meios de obtê-la surgem, o que reclamam uma necessidade urgente de adaptação e atualização dos operadores do direito. A prova digital é uma realidade, da qual não se pode negar, com demandas específicas acerca dos meios de autenticidade e confiabilidade para seu adequado uso, por meio do crivo da cadeia de custódia digital, ainda que ausente legislação específica sobre o assunto. O Poder Judiciário brasileiro tenta traçar parâmetros mínimos de uniformização de análise desse tipo de prova para salvaguarda da segurança jurídica. Contudo, as metodologias aplicadas à certificação da prova digital são esparsas, ora extraídas de protocolos internacionais, ora oriundas de regulamentações internas, o que provoca a fragilização na confiabilidade de uma prova digital. A saída seria a criação de protocolos uniformes a serem seguidos por todos.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
EUCLIDES JOSÉ LOPES DE LIRA
Orientador:
Denarcy Souza e Silva Junior
Curso:
Direito Processual
Palavras-Chaves:
Prova digital; Cadeia de Custódia Digital; Autenticidade; Confiabilidade; Marcadores de Autenticação.
Coorientador:

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OCORRÊNCIA DA SEPSE NO PACIENTE POLITRAUMATIZADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
Pós-graduação
Monografia
Introdução: O paciente politraumatizado é aquele que sofreu traumas em dois ou mais sistemas do corpo. Assim, pacientes internados em unidades de terapia intensiva que sofreram traumas estão mais propensos à sepse, devido à combinação de fatores infecciosos, inflamatórios e da defesa do corpo. Objetivo: Observar as características da ocorrência de sepse no paciente politraumatizado em uma unidade de terapia intensiva. Materiais e métodos:
Trata-se de uma revisão integrativa, realizada através de busca nas bases de dados BVS, SCIELO, Ministério da Saúde e Google acadêmico. Foram incluídos artigos publicados na
íntegra do período de 2019 a 2024, e excluídos estudos que não atendessem ao objetivo da pesquisa. Resultados: O estado clínico dos pacientes politraumatizados tem grande disponibilidade para o desenvolvimento de sepse, pois existe grande disfunção orgânica que pode evoluir para choque ou óbito, devendo assim, ser tratado rapidamente e de forma criteriosa na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Considerações finais: O politraumatismo e a sepse é um problema de saúde pública e uma das causas de infecção na (UTI). É notável que comparado a outras patologias com alto risco de mortalidade, o paciente politraumatizado se destaca.
Assim, fica evidente que a assistência de enfermagem é fundamental no processo de recuperação do paciente politraumatizado.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
RAIANE GUEDES DA SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Sepse; Unidade de Terapia Intensiva; Trauma Múltiplo.
Coorientador:

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RISCO DE INFECÇÃO RELACIONADAS AO USO DE CATETERES VENOSOS CENTRAIS NA EMERGÊNCIA
Pós-graduação
Monografia
A infecção associada ao cuidado em saúde é uma das principais ameaças à segurança do paciente, configurando-se como uma reação adversa de grande impacto na saúde pública. Nesse contexto, a infecção primária da corrente sanguínea representa um quadro sistêmico grave, como bacteremia ou sepse, e está associada a altos índices de morbidade e mortalidade. Esse tipo de infecção tem relação direta com o uso de dispositivos invasivos, especialmente o cateter venoso central. O presente estudo tem como objetivo analisar, com base na literatura, , as principais estratégias de prevenção e controle das infecções da corrente sanguínea associadas ao uso de cateter venoso central na emergência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conduzida nas bases de dados BVS e Google Acadêmico, abrangendo publicações entre os anos de 2017 e 2024. A partir da análise de dez artigos, foram identificadas três categorias principais que respondem ao objetivo proposto. Os resultados apontaram que as infecções estão associadas a diversos fatores, incluindo falhas na técnica de inserção e manuseio do cateter, ausência de treinamentos adequados, baixa adesão à higienização das mãos, tempo prolongado de permanência do dispositivo e trocas desnecessárias de curativos. Para mitigar esses riscos, recomenda-se a adoção de medidas preventivas, como o uso de precauções de barreira, aplicação de clorexidina a 5%, adesão rigorosa à higienização das mãos e implementação de bundles de prevenção. Conclui-se que há uma lacuna no conhecimento dos profissionais de saúde em relação aos protocolos de prevenção de infecção da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central. Observa-se que muitos profissionais não dominam o tema, desconhecem as estratégias preventivas ou não as aplicam corretamente na prática clínica.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
LETÍCIA DOS SANTOS VIEIRA SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Cateter Venoso Central; Emergência; Infecção Relacionada ao Cateter.
Coorientador:

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IMPACTO DA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA EFICIÊNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
Pós-graduação
Monografia
O estudo aborda a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde para a melhoria da eficiência e qualidade no processo de classificação de risco em serviços de urgência e emergência. Através de uma revisão integrativa de pesquisas, foi analisado o impacto do treinamento na padronização de protocolos, tomada de decisão clínica e segurança do paciente. Os dados indicam que a formação contínua resulta na redução do tempo de triagem, diminuição de erros na classificação de risco, e maior satisfação dos pacientes. A padronização de critérios de triagem e o desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais também foram destacados como fatores essenciais para a melhoria do atendimento. Os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas que priorizem a qualificação profissional nos serviços de emergência, promovendo um atendimento mais ágil e seguro.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
RAYANNE PEREIRA DIAS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Capacitação Profissional; Classificação de Risco; Urgência e Emergência; triagem.
Coorientador:

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PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES BACTERIANAS RELACIONADAS AOS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA (UTIS) NO BRASIL
Pós-graduação
Monografia
Introdução: Este estudo aborda a prevalência de infecções bacterianas associadas aos procedimentos de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Brasil, com foco nas práticas de controle e prevenção. As infecções relacionadas a dispositivos invasivos, como cateteres vesicais e ventilação mecânica, são uma das principais causas de complicações nos pacientes internados em UTIs. Objetivo: O objetivo foi investigar os fatores associados a essas infecções e avaliar a eficácia dos protocolos de controle adotados. Metodologia: Consistiu em uma revisão integrativa da literatura, com a análise de artigos publicados entre 2019 e 2023, selecionados a partir de bases de dados científicas. A pesquisa envolveu a avaliação de estudos que abordam práticas de enfermagem, resistência bacteriana, cuidados odontológicos e protocolos de prevenção de infecções. Resultados: Indicaram que, embora protocolos baseados em evidências, como a higiene adequada e a troca periódica de dispositivos, sejam eficazes, a implementação consistente desses procedimentos ainda é um desafio devido à escassez de recursos e à sobrecarga de trabalho das equipes de saúde. Conclusão: É necessário fortalecer a capacitação das equipes de enfermagem, melhorar a adesão aos protocolos e promover a integração interdisciplinar para reduzir a incidência de infecções bacterianas em UTIs.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
ANA CARLA DOS SANTOS ARAÚJO
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Infecções Bacterianas; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem; Protocolos de Controle; Resistência Bacteriana.
Coorientador:

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EXPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM AOS RISCOS OCUPACIONAIS: serviço de atendimento móvel de urgência (samu)
Pós-graduação
Monografia
Introdução: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é responsável por atender ocorrências clínicas, traumáticas, pediátricas, obstétricas e psiquiátricas, seja em via pública, residência ou outros cenários, por isso os profissionais estão expostos a diversos riscos ocupacionais. Objetivo: Identificar os principais riscos ocupacionais que acometem os profissionais de enfermagem que exercem suas atividades laborais no SAMU, bem como as estratégias de prevenção e redução de danos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca foi realizada através do portal BVS, acessando as bases de dados SciELO, LILACS, MEDLINE e BDENF, selecionando artigos publicados no período dos últimos cinco anos. Foi considerado como critérios de inclusão artigos completos e que apresentassem a estratégia escolhida, e foram excluídos os que não estavam na íntegra e não respondessem à questão da pesquisa, totalizando 06 produções analisadas e discutidas neste estudo. Resultados: Os profissionais de enfermagem estão expostos aos riscos biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e acidentes, no entanto, os riscos biológicos e ergonômicos mostraram-se predominantes. Sendo importante enfatizar que alguns dos riscos são mais inerentes aos Técnicos de Enfermagem, por serem esses socorristas com maior número de saídas de ocorrências diárias. Considerações Finais: Diante da caracterização do cenário do
SAMU, evidenciou-se que é repleto de vulnerabilidades quanto aos riscos ocupacionais, mas é possível que sejam elaboradas e implementadas estratégias que possam minimizar os riscos, podendo ser utilizadas como ferramentas gerenciais e assistenciais de ensino e serviço.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MARIZA MARCELINO DE SANTANA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Riscos Ocupacionais; Serviços Médicos de Emergência; Equipe de Enfermagem.
Coorientador:

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DESAFIOS DA ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA FRENTE A ATENDIMENTOS PSIQUIATRICOS.
Pós-graduação
Monografia
Introdução: A Reforma Psiquiátrica ampliou o acesso de indivíduos em emergência psiquiátrica aos serviços de urgência, exigindo profissionais capacitados para um atendimento ágil e humanizado. Nesse contexto, a enfermagem assume papel fundamental no acolhimento e manejo das crises, garantindo assistência eficaz e integral. Objetivo: Analisar a atuação da enfermagem nas crises psiquiátricas em serviços de urgência e emergência, identificando os principais limites e desafios enfrentados pelos profissionais. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, realizada no periodo de março a abril de 2025, utilizando as bases de dados Literatura Latino-Americana do Caribe Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Bases de dados de Enfermagem, com estudos pulicados entre os anos de 2019 e 2024. Resultados: Foram identificados seis artigos, com predominância de publicações no ano de 2019 (50%), idioma português (67%), de abordagem qualitativa e natureza descritiva (83,3%) e indexados nas bases de dados Lilacs (50%). Conclusão: Fica evidente que os principais desafios envolvem a baixa integração entre saúde mental e urgência, despreparo dos enfermeiros, sobrecarga de atendimentos, ausência de protocolos e atitudes estigmatizantes que comprometem o cuidado adequado.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
GEOVANNA SILVA FERREIRA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Emergência Psiquiátrica; Urgência; Assistência de Enfermagem.
Coorientador:

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A ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM A PACIENTES COM LESÃO POR PRESSÃO
Pós-graduação
Monografia
As lesões por pressão são uma questão de saúde pública, apontada como um sinal de qualidade (negativa) do atendimento, exigindo uma investigação mais aprofundada para identificar fatores de risco e comportamentos preventivos. O propósito deste estudo é reconhecer e examinar as intervenções do enfermeiro na prevenção de lesões por pressão em pacientes internados. Este é um estudo bibliográfico que procurou pesquisas em bases de dados. Ainda se conclui que, mesmo as LPP demandando uma abordagem multidisciplinar, a equipe de enfermagem é a principal responsável pela preservação e recuperação da pele do paciente. Eles precisam utilizar ferramentas de avaliação, como a escala de Braden, e implementar práticas preventivas em sua rotina diária de trabalho.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MYLENNA ALMEIDA DE BARROS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Lesão por Pressão; Enfermagem; Paciente.
Coorientador:

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A RELEVÂNCIA DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR
Pós-graduação
Monografia
O ambiente escolar é um local propenso a acidentes devido à grande quantidade de crianças presentes, interagindo e se desenvolvendo nas mais variadas atividades.
Após um acidente, prestar os primeiros socorros é uma ação crucial que precisa ser
realizada rapidamente, pois pode prevenir danos graves à vítima ou até mesmo preservar sua vida. A compreensão do suporte básico é crucial para todos que lidam com vidas, especialmente para professores de escolas infantis, onde os estudantes demonstram maior vulnerabilidade devido à sua idade e maturidade. O enfermeiro possui a autonomia de educador em saúde, visando a promoção da saúde no ensino das técnicas de primeiros socorros e na prevenção de acidentes para os educadores
e educandos, de modo que eles sejam inseridos como protagonistas na prevenção de acidentes, estimulando a troca de experiências e disseminando conteúdos de saúde.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MARTA HERCULANO FERREIRA DE LIMA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Enfermeiro; Acidentes; Primeiros Socorros.
Coorientador:

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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRA
Pós-graduação
Monografia
Objetivo: Fazer uma revisão sistemática integrativa sobre a importância da
assistência de enfermagem na urgência e emergência obstetra. Metodologia: a
revisão sistemática que foi realizada em novembro de 2024, utilizando descritores
estruturados no DeCS e MeSH, para serem incluídos na pesquisa eletrônica os artigos deveriam abordar aspectos relacionados a recursos sobre a atuação e condutas do Enfermeiro Obstetra, também a presença das palavras-chave semelhantes às usadas para a pesquisa no DeCS. Foram excluídos aqueles estudos que não apresentaram metodologia detalhada, dificultando o entendimento dos procedimentos realizados. Resultados: Os trabalhos analisados obedeceram aos critérios pré-estabelecidos, 14
no total, seguindo as categorias temáticas desenvolvidas a partir da análise dos trabalhos, que apontaram a prevalência das emergências obstétricas no Brasil e a importância no atendimento qualificado e humanizado para evitar a morte materna e
fetal. Conclusão: O levantamento bibliográfico permitiu descrever as evoluções em humanizar a assistência a gestante nas rotinas de urgencia e emergencia no intuito de atender as patologias decorrentes desse tipo de paciente, por meio do uso de práticas assistenciais que garantam a integridade física e psíquica, neste contexto
configura-se como um desafio às instituições e aos profissionais desempenharem um importante papel, colocando seu conhecimento a serviço do bem- estar.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MARLENE BEZERRA TIBÚRCIO
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Assistências de Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde; Assistência Ambulatorial.
Coorientador:

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FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PACIENTES DE UTI
Pós-graduação
Monografia
Este estudo teve como objetivo identificar, na literatura, os principais fatores de risco associados à Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) em pacientes adultos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, de caráter descritivo e exploratório. A fim de estruturar a questão norteadora da pesquisa, aplicou-se a estratégia PEO. O levantamento bibliográfico foi conduzido em fevereiro de 2025, utilizando as bases de dados IBECs e LILACS, acessadas por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), além da base MEDLINE via PubMed. Os descritores foram selecionados a partir dos DeCS e MeSH, sendo combinados pelo operador booleano AND. Após a triagem, 10 estudos científicos foram selecionados para compor a amostra final da pesquisa. Com base nas evidências analisadas, os principais fatores de risco identificados foram: uso de ventilação mecânica (VM), tempo prolongado de VM superior a 21 dias, gravidade da doença de base, uso prolongado de antibióticos, internação hospitalar prolongada, realização de procedimentos invasivos no trato respiratório, como reintubação, traqueostomia e broncoscopia, além da administração de nutrição enteral. Diante desses achados, torna-se fundamental a adoção de estratégias eficazes para a prevenção e o controle da PAV, garantindo que todos os profissionais de saúde estejam devidamente capacitados e cientes dos riscos envolvidos. No entanto, ainda há uma lacuna na literatura quanto à disponibilidade de ensaios clínicos com elevado rigor metodológico que investiguem essa temática de forma aprofundada, evidenciando a necessidade de novos estudos para aprimorar as diretrizes de prevenção e manejo da PAV.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MARIANA DOS SANTOS SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lime Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Fatores de Risco; Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica; Unidades de Terapia Intensiva; Adulto.
Coorientador:

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ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA E QUALIDADE NO ATENDIMENTO.
Pós-graduação
Monografia
O presente estudo teve como objetivo analisar e propor a otimização da classificação de risco em serviços de urgência e emergência, com foco na melhoria da eficiência e qualidade do atendimento. A classificação de risco é essencial para priorizar o atendimento de pacientes com base na gravidade de suas condições, garantindo um cuidado mais adequado e oportuno. Este trabalho aborda as principais estratégias para melhorar esse processo, incluindo a capacitação de profissionais, a padronização de protocolos e o uso de tecnologias avançadas. Os resultados indicam que a implementação dessas estratégias pode reduzir o tempo de espera, melhorar a satisfação do paciente e otimizar os recursos disponíveis nos serviços de urgência e emergência.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MARIA VITÓRIA MAGALHÃES TENÓRIO
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Classificação de Risco; Urgência e Emergência; Otimização; Eficiência; qualidade do Atendimento.
Coorientador:

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A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA ENFERMEIROS NO TRATAMENTO DE FERIDAS EM PACIENTE NA UTI
Pós-graduação
Monografia
Introdução: A prática do enfermeiro no cuidado com feridas deve ser baseada em evidências científicas e ética, incluindo o uso de escalas como a de Braden para avaliação de risco. A Educação Permanente em Saúde (EPS), instituída pela Portaria Nº 1.996/2004, promove a qualificação contínua, integração de saberes e transformação das práticas profissionais, garantindo uma assistência mais segura e eficaz. Metodologia: A pesquisa, uma revisão integrativa qualitativa conduzida entre agosto e outubro de 2024, seguiu seis etapas: formulação da pergunta ("Qual a importância da educação continuada para enfermeiros no tratamento de feridas em UTIs?"), busca de evidências em bases como LILACS, BDENF e MEDLINE, avaliação crítica dos estudos, integração das evidências, discussão dos resultados e síntese final. Foram usados descritores como Lesão por Pressão, Terapia Intensiva e Cuidados de Enfermagem. Critérios de inclusão abrangeram artigos primários gratuitos, nacionais e internacionais, publicados entre 2019 e 2024. O modelo PRISMA garantiu rigor e transparência no processo. Resultados e Discussões: Na UTI, o cuidado com feridas exige conhecimento avançado e educação continuada, que aprimoram habilidades e garantem práticas baseadas em evidências. Enfermeiros capacitados identificam riscos precocemente, promovem cicatrização, previnem complicações e melhoram a segurança do paciente. Além disso, tecnologias educacionais, como simulações, enriquecem a formação. A educação continuada fortalece o trabalho multidisciplinar, contribui para protocolos consistentes e reduz custos hospitalares, enquanto melhora a qualidade do cuidado. Ela também prepara enfermeiros para educar pacientes e famílias sobre cuidados domiciliares, aumentando a adesão e reduzindo complicações. Assim, é um investimento essencial na qualificação profissional e na sustentabilidade do sistema de saúde. Conclusão: A educação continuada é essencial para enfermeiros no tratamento de feridas em UTIs, capacitando-os a identificar riscos precocemente, aplicar práticas baseadas em evidências e utilizar tecnologias avançadas. Essa qualificação melhora a qualidade do cuidado, reduz complicações, integra a equipe multidisciplinar e promove a segurança do paciente. Além de aprimorar a prática clínica, é fundamental para a satisfação profissional e a sustentabilidade do sistema de saúde.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MARIA SIMONE FERREIRA SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Coorientador:

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DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS PARA PREVENÇÃO DA PAV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Pós-graduação
Monografia
A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é um processo infeccioso do parênquima pulmonar que acomete pacientes submetidos à intubação endotraqueal e Ventilação Mecânica (VM) por mais de 48-72h e para as quais a infecção não foi o motivo para iniciar a ventilação. Este estudo teve como objetivo identificar as principais dificuldades da equipe de enfermagem na implementação do protocolo de prevenção da pneumonia associado à ventilação mecânica. Trata-se de um estudo do tipo Revisão Integrativa de Literatura. o cuidado de enfermagem na prevenção da PAV necessita do estabelecimento de um vínculo entre o cuidador e o ser cuidado, através de conhecimentos e técnicas, embasadas na ciência e ética, com um olhar subjetivo, envolvendo solidariedade e amor. Isso denota que a importância da adesão aos cuidados vai além dos estabelecidos nos protocolos, meramente técnicos. O autor observa ainda que existem dificuldades durante a execução dos cuidados contidos no protocolo, como a elevação da cabeceira de 30 a 45º, para pacientes que recebem suporte nutricional enteral, pois nesse caso impossibilita a mudança de decúbito, para prevenção de úlcera por pressão. Portanto, evidenciou-se neste estudo que uma estratégia que tem sido adotada com frequência para prevenção de PAV se refere à criação de protocolos dentro das UTIs, aplicados de forma multidisciplinar e auditados pelos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar. Porém aplicar os protocolos na prática assistencial constitui-se um desafio, visto que esses precisam ser dinâmicos e implementados em conjunto com a equipe de saúde.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MARIA MICAELA DA SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Protocolos; Prevenção; Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV); Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Coorientador:

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MEDIDAS DE ENFERMAGEM VOLTADAS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA: Uma Revisão Integrativa
Pós-graduação
Monografia
Introdução: A segurança do paciente é um desafio para os profissionais e as instituições de saúde, onde o enfermeiro é um dos principais responsáveis por sua prática. Objetivo: verificar, na literatura, o que se tem sobre as medidas utilizadas pela enfermagem, para garantir a segurança do paciente em unidade de terapia intensiva (UTI). Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, sendo este um método que proporciona o resumo de conhecimento e o agrupamento da aplicabilidade de resultados de estudos expressivos na prática. Efetuada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em outubro de 2024. Resultados: foram selecionados 10 artigos, na base de dados da BDENF e LILACS, que respondem a questão da pesquisa. Conclusão: a enfermagem realiza diversas medidas voltadas para garantir a segurança do paciente em UTI e, com isso, procura evitar eventos adversos que podem provocar danos e aumentar o tempo de internação.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
MANOEL ELOY GOMES DE OLIVEIRA
Orientador:
Wbiratan De Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Segurança do Paciente; Enfermagem e Terapia Intensiva.
Coorientador:

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O DOMÍNIO DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho investiga a importância do enfermeiro na classificação de risco em unidades de urgência e emergência, destacando a sua contribuição para a organização dos serviços e a melhoria da qualidade do atendimento. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os principais benefícios da atuação do enfermeiro nesse contexto, bem como os desafios enfrentados no processo de triagem de pacientes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com busca de artigos acadêmicos no Google Acadêmico, o que permitiu uma análise crítica da literatura existente. O estudo conclui que a atuação do enfermeiro é crucial para a otimização dos recursos e para a redução do tempo de espera, contribuindo significativamente para a segurança dos pacientes e a eficiência dos serviços de saúde.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
LORENA OLIVEIRA FELIX DOS SANTOS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Classificação de Risco; Urgência e Emergência; Enfermeiro; Triagem; Saúde Pública.
Coorientador:

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DESAFIOS NO MANEJO DE PACIENTES COM RISCO IMINENTE DE SUICÍDIO NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA.
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho é uma revisão integrativa que tem como objetivo refletir sobre os
desafios no manejo de pacientes com risco de suicídio em contextos de atendimento
emergencial. A pesquisa foi realizada com base em estudos disponíveis em bancos
de dados científicos. A análise mostrou que muitos profissionais de saúde ainda não
se sentem devidamente preparados, tanto técnica quanto emocionalmente, para lidar
com esse tipo de situação. Além da constante sobrecarga dos serviços, também foram
identificadas a ausência de protocolos claros, a falta de estrutura adequada e a
escassez de recursos humanos. Outro ponto que se destacou foi o impacto negativo
do estigma associado à saúde mental, que dificulta o acolhimento e a escuta
qualificada das pessoas em sofrimento. A fragilidade na articulação entre os serviços
de emergência e as redes de apoio psicossocial também compromete a continuidade
do cuidado após o atendimento inicial. Diante desse cenário, a revisão reforça a
importância da capacitação contínua das equipes, da atuação multidisciplinar e da
construção de estratégias que priorizem um atendimento mais humano e seguro. Com
base nos resultados, conclui-se que mudanças estruturais e políticas públicas mais
eficazes são fundamentais para melhorar a qualidade do cuidado prestado e valorizar
a vida.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
LÍVIA KATARINA ALVES AMARAL
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Suicídio; Tentativa de Suicídio; Serviços de Emergência Psiquiátrica; Assistência à Saúde Mental; Saúde Mental.
Coorientador:

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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DESTINADA À SAÚDE MENTAL NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA
Pós-graduação
Monografia
Pacientes psiquiátricos de urgência e emergência podem ser
classificados pela mudança e confusão agudo no comportamento que se não forem
tratados podem ocasionar danos a eles mesmos ou a terceiros, agravando-se o
caso quando contém risco iminente de vida. Objetivo: analisar a assistência de
enfermagem destinada à saúde mental nos serviços de emergência. Método:
Trata-se de revisão integrativa da literatura, as buscas foram realizadas nas bases
de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE),
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e Base de
dados em enfermagem (BEDENF), “Enfermagem psiquiátrica” and “Emergências”
or “Urgência” and “Serviços de emergência psiquiátrica” or “Assistência à saúde
mental”. Resultados e Discussão: Foram selecionados 16 artigos para essa
revisão, com título, base, ano de publicação, periódico, tipo de estudo, objetivo e
país onde foi feito o estudo. Conclusão: os profissionais da enfermagem precisam
realizar capacitações, educação permanente para conseguirem atender de uma
forma mais qualificada os pacientes em sofrimento mental.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
LETYCIA DOS SANTOS TAVARES
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Enfermagem Psiquiátrica; Emergências; Urgências; Serviços de Emergência Psiquiátrica; Assistência à Saúde Mental.
Coorientador:

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ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE INFECÇÕES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Pós-graduação
Monografia
Contemporaneamente, a prevalência de infecções em UTIs tem sido objeto de
intensivo debate. A resistência antimicrobiana, uma consequência direta do uso
indiscriminado de antibióticos, intensifica a complexidade do tratamento de infecções
e acentua a necessidade de práticas de prevenção rigorosas. A alta frequência de
procedimentos invasivos e a gravidade dos quadros clínicos dos pacientes em UTIs
propiciam um ambiente onde microrganismos patogênicos proliferam com facilidade.
Objetivou-se, assim, averiguar a eficácia das estratégias de prevenção de infecções
em (UTIs, com o intuito de melhorar a segurança do paciente e otimizar a qualidade
do atendimento intensivo. Metodologicamente, tratou-se de uma revisão bibliográfica
exploratória e comparativa em harmonia com uma pesquisa qualitativa. Concluiu-se
que a implementação de estratégias robustas de prevenção de infecções em UTIs é
crucial para a melhoria da segurança do paciente e a eficiência dos serviços de saúde.
A redução das infecções não apenas melhora os desfechos clínicos e reduz os custos,
mas também fortalece a confiança na qualidade dos cuidados prestados. A
continuidade das pesquisas e a adaptação das práticas preventivas às novas
evidências são de grande valia para assegurar que os cuidados intensivos evoluam e
atendam de forma efetiva às necessidades dos pacientes.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
LARISSA DOS SANTOS SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Infecções; Unidades de Terapia Intensiva; Prevenção; Protocolos de controle.
Coorientador:

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CUIDADO DE ENFERMAGEM CENTRADO NA HUMANIZAÇÃO DE URGÊNCIA E DE EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA
Pós-graduação
Monografia
O estudo explora a importância da humanização no atendimento de
urgência e emergência (UE) obstétrica, com foco na atuação dos enfermeiros na
classificação de risco (CR). A humanização é essencial em emergências obstétricas,
pois envolve a vida da mãe e do feto. O Plano Nacional de Humanização (PNH) visa
otimizar o fluxo de atendimento no Brasil, mas a falta de protocolos padronizados de
CR destaca a necessidade de capacitação técnica dos enfermeiros para uma triagem
segura e eficiente. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura
em bases como SciELO e LILACS, com artigos entre 2018 e 2024 sobre acolhimento
e CR de gestantes em UE. Foram excluídos estudos qualitativos e relatos de caso,
concentrando-se em dados quantitativos, e evidenciou-se a necessidade de mais
estudos para fortalecer o papel do enfermeiro. Resultados e Discussão: Dos 180
artigos encontrados, 15 foram selecionados. A CR em UE auxilia na priorização por
gravidade, reduzindo superlotação e evitando filas. Protocolos como o “Código Mater”
e o Protocolo de Manchester agilizam o atendimento. A pandemia de COVID-19
demandou adaptações nos protocolos para proteger gestantes, um grupo de risco. No
entanto, a área ainda carece de pesquisa e enfrenta desafios devido a limitações
administrativas. Conclusão: O estudo reforça a importância do acolhimento
humanizado na CR para reduzir a morbimortalidade materna e fetal, indicando a
necessidade de mais pesquisas e protocolos específicos. A humanização permite ao
enfermeiro balancear habilidades técnicas com uma abordagem empática, criando um
ambiente acolhedor e seguro para as gestantes.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
LARISSA SOARES SANTOS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Enfermagem; Classificação de Risco; Obstetrícia; Humanização; Urgência e Emergência.
Coorientador:

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RISCOS OCUPACIONAIS EM PROFISSIONAIS DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Pós-graduação
Monografia
Introdução: Os profissionais de saúde enfrentam riscos de acidentes e doenças
relacionados com a sua profissão. O stress mental, o contato com doenças
transmissíveis e a violência são talvez os principais riscos. Os trabalhadores dos
serviços de emergência estão sujeitos a elas com mais frequência do que os de outras
áreas. Objetivo: Identificar os riscos ocupacionais em profissionais de saúde do
serviço de urgência e emergência. Métodos: Para a investigação bibliográfica do que
foi publicado, também foram pesquisadas as bases de dados SciELO, LILACS e o
mecanismo de busca geral Google nos idiomas estrangeiros e nacionais. Também
foram pesquisados documentos publicados em seus sites por organizações
internacionais como a OMS e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), também
foram consideradas publicações do Ministério da Saúde. Resultados: Foram
detectados mais de 70 estudos que abordavam a questão de um ou outro risco
ocupacional em serviços de emergência. São detectados 12 estudos que abordam a
questão dos riscos ocupacionais em trabalhadores da saúde, pelo menos dois deles
abordam serviços de urgência e emergência. Conclusões: Esta revisão permite avaliar
o panorama geral dos riscos e doenças profissionais nos serviços de urgência, mas
não permite a profundidade que cada um dos riscos aqui mencionados merece.
Recomenda-se continuar a aprofundar o tema dos riscos ocupacionais para os
trabalhadores dos serviços de emergência, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento
das medidas de prevenção e avaliação dos seus resultados.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
JOYCE FLAVIA DA SILVA LIMA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Riscos Ocupacionais; Serviço de Urgência Hospitalar; Urgência e Emergência.
Coorientador:

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CUIDADO E TERRITÓRIO: A ENFERMAGEM NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM MACEIÓ/AL
Pós-graduação
Monografia
Este estudo analisa a distribuição dos serviços da Rede de Urgência e Emergência
(RUE) em Maceió, integrando elementos da análise territorial com os desafios
enfrentados pela Enfermagem no contexto da atenção às urgências e emergências.
Utilizando revisão de literatura, geoprocessamento e matriz SWOT, a pesquisa
evidencia desigualdades no acesso, sobrecarga dos serviços e lacunas na gestão do
cuidado. A articulação entre as escalas territorial e clínica destaca a necessidade de
estratégias intersetoriais, valorização da equipe de enfermagem e fortalecimento da
atenção básica como eixos fundamentais para garantir a resolutividade e equidade da
assistência em situações críticas.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
JOSÉ CARLOS DOS SANTOS FREITAS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Urgência e emergência; Enfermagem; Acesso aos serviços de saúde; Território.
Coorientador:

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GERENCIAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM EM URGENCIA E EMERGENCIA
Pós-graduação
Monografia
A enfermagem nasceu para atender às necessidades hospitalares, suprir a necessidade
para a provisão, o manuseio, a manutenção de materiais e equipamentos nas salas de
operação e para fiscalizar o serviço de sua equipe, no sentido de verificar o cumprimento
adequado das técnicas.Nesse contexto os enfermeiros da unidade de urgência e
emergência devem aliar a fundamentação teórica à capacidade de liderança, ao trabalho,
ao discernimento, à iniciativa e obter estabilidade emocional. O objetivo deste estudo foi
avaliar o gerenciamento da enfermagem em ambiente de urgência e emergência, para a
concretização de ações junto aos clientes, na busca por melhoria nos serviços prestados.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
GESSILENE MARTA DA SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima de Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Gerenciamento; Enfermagem; Urgência e emergência; Planejamento.
Coorientador:

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DESAFIOS ASSOCIADOS À QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO BRASIL.
Pós-graduação
Monografia
Objetivo: identificar e descrever os reais desafios associados à qualidade de vida dos profissionais de enfermagem que atuam em unidades de urgência e emergência no Brasil. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa em que foram incluídos estudos publicados no recorte temporal entre 2011 e 2024, de nacionalidade brasileira e disponibilizados eletronicamente na íntegra e gratuitamente nas bases de dados Lilacs, BDENF e Medline. Resultados: A busca nas bases de dados supracitadas
resultou em 13 artigos que foram pertinentes aos objetivos deste estudo. Considerações finais: Os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde em unidades de urgência e emergência no Brasil são diversos e impactam diretamente sua qualidade de vida a alta carga horária, a pressão psicológica e as condições inadequadas de trabalho geram impactos físicos e emocionais significativos, aumentando o risco de esgotamento profissional. Melhorias estruturais e organizacionais são essenciais para garantir não apenas a qualidade da assistência prestada à população, mas também o bem-estar e a permanência desses profissionais na área.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
FREDERICO ENRIQUE LIMA VIEIRA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Qualidade de vida; Urgência e Emergência; Enfermagem.
Coorientador:

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PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Pós-graduação
Monografia
Objetivo: identificar os cuidados de enfermagem para o paciente em unidade de terapia intensiva portador de lesão por pressão. Método: revisão integrativa utilizando as estratégias de busca: Lesão por pressão AND Cuidados de Enfermagem AND Unidade de Terapia Intensiva e Lesão por pressão AND Terapêutica AND Unidade de Terapia Intensiva, nas bases de dados: PUBMED, MEDLINE, SCIELO e LILACS. Foram incluídos
artigos primários, entre 2017 a 2024 em inglês e português, disponíveis eletronicamente na íntegra e que respondessem a questão de pesquisa. Foram excluídos: trabalho de conclusão de curso, dissertações, teses, livros, capítulos de livros e artigos de revisão. Foram encontrados 1.065 artigos e 16 atenderam os critérios de inclusão. Resultados:
os métodos interventivos encontrados foram: mudança de decúbito, colchão piramidal, curativo de espuma de silicone, curativo de papel não revestido, óleo de amêndoa, óleo de peixe, azeite de oliva, óleo de henna, gel de hortelã-pimenta, ultrassom de baixa frequência, roupa de cama especial, sensor de paciente vestível, entre outros. Conclusão: as intervenções citadas são eficazes na prevenção e no tratamento da LPP, pois diminuem a incidência da lesão nos pacientes de UTI e, consequentemente, reduz o tempo de internação, infecção, mortalidade e custos para o serviço de saúde.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
EDUARDA DOS SANTOS RIBEIRO
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Lesão por pressão; Cuidados de enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; Terapêutica.
Coorientador:

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ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UTI
Pós-graduação
Monografia
O presente estudo aborda a atuação do enfermeiro em situações de urgência e emergência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destacando sua importância no cuidado de pacientes críticos. O enfermeiro exerce um papel fundamental na monitorização, estabilização e execução de intervenções rápidas, além de contribuir para a tomada de decisões clínicas. Através de uma revisão da literatura, o trabalho analisou as competências e desafios enfrentados pelos profissionais nesse ambiente de alta complexidade. Concluiu-se que o aprimoramento constante das práticas e o suporte emocional aos enfermeiros são essenciais para garantir um atendimento eficaz e seguro.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
CRISTIANE MARIA DOS SANTOS
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Enfermagem; Urgência; Emergência; UTI; Cuidados Intensivos.
Coorientador:

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UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA APRIMORAR O CUIDADO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Pós-graduação
Monografia
O avanço tecnológico tem sido uma peça fundamental na evolução dos cuidados de saúde, especialmente em contextos de urgência e emergência, onde cada segundo pode ser vital para a sobrevivência do paciente. Nesse sentido, a utilização de tecnologias visa não apenas otimizar os processos de atendimento, mas também garantir uma resposta eficaz diante de situações críticas. Este estudo propõe-se a investigar o impacto específico da adoção dessas tecnologias no aprimoramento do cuidado em situações de urgência e emergência. A metodologia empregada consistirá em uma revisão bibliográfica sistemática, com uma análise crítica dos principais estudos disponíveis sobre o tema. Tal abordagem permitirá uma análise abrangente das implicações, dos desafios e das melhores práticas relacionadas à utilização de tecnologias nesse contexto. A compreensão mais profunda desses aspectos contribuirá significativamente para uma gestão mais eficiente do cuidado ao paciente, destacando o papel crucial das tecnologias na melhoria dos resultados clínicos e na otimização dos recursos disponíveis. Ao final, espera-se que os resultados deste estudo forneçam insights valiosos para profissionais de saúde, gestores e pesquisadores interessados em promover uma abordagem mais eficaz e humanizada no atendimento de urgência e emergência.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
CRISLAYNE OLIVEIRA DE MELO
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Tecnologia; Urgência; Emergência.
Coorientador:

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ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Pós-graduação
Monografia
O papel do enfermeiro na equipe de urgência e emergência evidencia a relevância dos profissionais, especialmente do enfermeiro, que trabalha com rapidez e abordagem humanizada em equipe no cuidado de pacientes adultos. O objetivo do estudo foi discutir a relevância do enfermeiro no pronto socorro durante o atendimento de urgência e emergência. A abordagem científica empregada na
pesquisa para atingir as metas estabelecidas foi estabelecida por meio de estudos de revisão bibliográfica, que foram realizados através de livros e artigos científicos. Os achados do estudo confirmam que a função do enfermeiro no pronto-socorro é
extremamente relevante devido à articulação de processos de trabalho enfrentados cotidianamente, em que o ambiente de trabalho nas unidades de urgência e emergência é devidamente estressante, frente as dificuldades que são enfrentadas.
A relevância da temática se enfatizou pela pertinência das ações da equipe destacando que o profissional de enfermagem está cada vez mais predisposto ao adoecimento ocupacional pelo estresse que ocorre todos os dias no seu ambiente de trabalho.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
ROSEANE MARIA DA SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Enfermagem; Emergência; Urgência.
Coorientador:

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A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM SITUAÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM GESTANTES
Pós-graduação
Monografia
O aumento das complicações obstétricas e o número crescente de internações de gestantes em unidades de terapia intensiva (UTI) têm imposto novos desafios aos profissionais de saúde, especialmente aos enfermeiros, cuja atuação é vital em emergências obstétricas. Essas situações envolvem condições graves, como hemorragias, eclâmpsia e insuficiência respiratória, que exigem respostas rápidas e eficazes. O papel do enfermeiro vai além das funções assistenciais, abrangendo a liderança na implementação de protocolos baseados em evidências e a coordenação de equipes multiprofissionais. O objetivo deste estudo é analisar como a atuação do enfermeiro em situações de urgência e emergência em UTIs de gestantes influencia os desfechos clínicos maternofetais. Adotando uma metodologia qualitativa, com caráter exploratóriodescritivo, o estudo revisa a literatura científica e protocolos institucionais relacionados à atuação de enfermeiros em cuidados críticos obstétricos. A pesquisa destaca a importância das competências técnicas e comportamentais desses profissionais, como a capacidade de interpretar sinais clínicos precoces e realizar intervenções imediatas. Além disso, enfatiza-se a necessidade de formação continuada e de treinamentos regulares para garantir uma resposta eficaz a emergências. Conclui-se que a atuação do enfermeiro em UTIs obstétricas é decisiva para a redução de complicações graves, promovendo a segurança materno-fetal e a humanização dos cuidados, além de contribuir para a melhoria dos desfechos clínicos e a redução das taxas de mortalidade materna e neonatal.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
ARYANE SANTOS VANDERLEY
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Enfermagem obstétrica; Emergências obstétricas; UTI.
Coorientador:

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CAUSAS DE AVC HEMORRÁGICO EM JOVENS ADULTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Pós-graduação
Monografia
Tendo como objetivo descrever as causas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em adultos jovens, o presente artigo trata-se de uma revisão integrativa que inclui a análise de pesquisas relevantes que dão apoio para a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica. As bases de dados consultadas foram: LILACS, MEDLINE e BNACIS. Já como descritores obteve-se os seguintes termos: Acidente vascular cerebral hemorrágico AND adultos jovens. Com tudo, a maioria das literaturas indicam que os fatores de risco tradicionais, como: hipertensão, diabetes mellitus e dislipidemia, ainda são os mais comuns, sendo a hipertensão a que apresenta maior frequência. Outros fatores de risco comuns aos jovens são: tabagismo, consumo excessivo de álcool, uso de drogas ilícitas, uso de anticoncepcionais orais e enxaqueca. Portanto, a redução da incidência de AVC certamente reduzirá a mortalidade, a morbidade, a incapacidade e as sequelas neurológicas e cognitivas do AVC. Portanto, o presente artigo guiou-se pela indagação: Quais as causas de AVC hemorrágico em jovens adultos? Tendo como objetivo descrever as principais causas de AVC em jovens.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
AGNES CRISTINE GAMA SANTIAGO DA SILVA
Orientador:
Wbiratan de Lima Souza
Curso:
Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI
Palavras-Chaves:
Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico; Adultos jovens; AVC.
Coorientador:

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OS EFEITOS DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO NOS PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDIACA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA THE EFFECTS OF INSPIRATORY MUSCLE TRAINING IN PATIENTS WITH HEART FAILURE: A SYSTEMATIC REVIEW
Pós-graduação
Monografia
Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença sistémica que cursa com aumento da demanda de trabalho, resultando em fraqueza muscular inspiratória, e diminuição da capacidade funciona, sendo assim existem diversas formas de reabilitalos, dentre elas o treinamento muscular inspiratório (TMI). Métodos: Busca sistemática nas bases de dados, Pubmed, BVS e PEDro, usando os DECS (“Inspiratóry muscle training” AND “Heart Failure”) e (treinamento muscular inspiratório AND insuficiência cardíaca), foram incluídos ensaios clínicos, ensaios clínicos controlados e ensaios clínicos randomizados. Resultados: Na busca foram encontrados 55 artigos, desses apenas 8 foram incluídos conforme os critérios de elegibilidade, desses todos avaliaram PImáx, apenas 7 avaliaram capacidade funcional e 5 avaliaram qualidade de vida, dos que avaliaram a PImáx todos apresentaram aumento dessa variável, melhorando a condição clinica dos pacientes, no que se refere a qualidade de vida, quatro perceberam melhora significativa, e dos que avaliaram a capacidade funcional seis apresentaram melhora na tolerância aos exercícios. Conclusão: Essa revisão sistemática coletou dados que demonstram os efeitos positivos do uso do treinamento muscular inspiratório na melhora da capacidade física, qualidade de vida e força respiratória nos pacientes com insuficiência cardíaca.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
BIANCA THAYLLANE BEZERRA FERREIRA
Orientador:
Vinícius Minatel
Curso:
Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva
Palavras-Chaves:
Treinamento Muscular Inspiratório; Insuficiência Cardíaca; Força Muscular Inspiratória.
Coorientador:

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A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR DE VAREJO: UM ESTUDO SOBRE O VAREJO 4.0 NO BRASIL
Pós-graduação
Monografia
Este artigo investiga o impacto das inovações tecnológicas no setor varejista brasileiro, com foco no conceito de Varejo 4.0, uma ramificação da Indústria 4.0. O Varejo 4.0 integra tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Realidade Aumentada para transformar tanto o ambiente físico quanto digital das empresas varejistas. A pesquisa examina os desafios enfrentados pelo setor varejista no Brasil, especialmente em termos de capacitação da força de trabalho e adaptação às novas tecnologias, bem como as oportunidades de crescimento trazidas pela pandemia de COVID-19, que acelerou a digitalização. Com base em uma análise exploratória da literatura, conclui-se que a implementação do Varejo 4.0 é essencial para a competitividade das empresas brasileiras no cenário global.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
DIEGO LUCIO CHAVES MEDEIROS, JEFFERSON RICARDO RAMOS DOS SANTOS.
Orientador:
Aristela Lemos
Curso:
MBA em Gestão Financeira e Controle Orçamentário
Palavras-Chaves:
Varejo 4.0, Indústria 4.0; Transformação Digital; Big Data; Omnichannel; Inteligência Artificial.
Coorientador:

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A IMPORTÂNCIA DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL INCLUSIVA
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho analisa a importância de uma cultura organizacional inclusiva e como a diversidade impacta os resultados empresariais. Por meio do estudo de caso da empresa Natura, examinam-se as práticas e políticas voltadas à equidade e ao respeito às diferenças, avaliando os efeitos dessas iniciativas no clima organizacional, na inovação e na performance estratégica. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, com base em fontes secundárias. Os achados revelam que empresas com culturas inclusivas apresentam maior capacidade de engajamento, inovação, atração de talentos e fortalecimento da imagem institucional. O estudo contribui para a discussão sobre a construção de ambientes corporativos mais diversos, éticos e sustentáveis.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
EMMANUEL HENRIK ALENCAR DA SILVA
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas
Palavras-Chaves:
Cultura Organizacional; Diversidade; Inclusão; Resultados; Natura.
Coorientador:

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A ARTE DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM DUAS INSTITUIÇÕES DE MACEIÓ
Pós-graduação
Monografia
Este artigo visa analisar a relevância de trabalhar a literatura a partir da contação de história na Educação Infantil. Apresenta uma reflexão teórica sobre a importância da contação de história na Educação Infantil, que tipo de mensagem ela deve transmitir, e qual história é indicada para cada faixa etária da criança, acrescentando os recursos como motivação para o desenvolvimento dos mesmos, ampliando assim discussões acerca da literatura, e o que ela traz de valor para os pequenos leitores. A metodologia envolve revisão bibliográfica, fundamentada em Coelho (2000), Dohme (2003), Souza (2010), dentre outros, e apresenta também uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo. A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Maceió: uma pública e uma privada e envolveu observação das práticas pedagógicas de professoras de educação infantil e aplicação de questionário, posteriormente. Os sujeitos da pesquisa foram nove professoras que atuam na educação infantil. Os resultados obtidos demonstraram que todas as professoras afirmaram ser importante a contação de histórias para as crianças, contudo, em ambas as unidades escolares observadas, a contação de história não fazia parte do cotidiano diário das professoras e crianças, mas estava presente normalmente como um passatempo.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
KÁTIA CRISTINA DE LIMA FIRMINO, MARIA DO AMPARO DOS S. OLIVEIRA
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Contação de Histórias; Literatura; Educação Infantil.
Coorientador:

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APOSENTADORIA POR IDADE DA PESSOA TRANS SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Pós-graduação
Monografia
O presente estudo aborda, de forma analítica e fundamentada, os critérios aplicáveis à concessão da aposentadoria para pessoas transexuais, especialmente nas modalidades por idade e tempo de contribuição, sob a perspectiva dos direitos fundamentais. A pesquisa parte de uma análise dos princípios constitucionais da Constituição de 1988, com ênfase na igualdade, liberdade e dignidade da pessoa humana, destacando a necessidade de isonomia no tratamento previdenciário a esses indivíduos. A problemática central reside na adequação dos critérios normativos às especificidades de gênero das pessoas trans, considerando-se os direitos sociais fundamentais e o dever estatal de assegurar o mínimo existencial. Nesse contexto, a pesquisa enfatiza a importância de superar os desafios jurídicos e sociais relacionados à aplicação do direito em casos concretos, visando a preservação de conquistas sociais e o combate ao retrocesso. Metodologicamente, o trabalho adota um enfoque dedutivo, baseado em revisão bibliográfica e pesquisa em fontes científicas de autoridade. Assim, busca esclarecer o direito à aposentadoria para pessoas trans, reconhecendo-as como titulares plenos de direitos previdenciários ajustados ao gênero autodeclarado, reforçando o compromisso estatal com a justiça social e a proteção da dignidade humana.
Ano de defesa/publicação:
2025
Nome do Aluno:
NIELITH FIGUEIREDO GUEDES
Orientador:
PRISCILLA DIAS PORTO DE SOUZA
Curso:
Direito Previdenciário
Palavras-Chaves:
Previdência social; Aposentadoria do transexual; Direitos fundamentais; Mínimo existencial; Proibição do retrocesso social.
Coorientador:

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NSP NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: CANABINOIDES SINTÉTICOS SUA EVOLUCÃO E SUA APREENSÃO NO BRASIL
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo trata de um estudo acerca das Novas Substâncias Psicoativas. Essas substâncias surgiram a principio como promessas de tornarem-se futuros medicamentos para tratarem algumas doenças como câncer e AIDS. Com o passar do tempo foram criadas Novas Substâncias Psicoativas: Canabinoides Sintéticos como substitutos da maconha. O objetivo do presente trabalho é proporcionar uma reflexão a respeito das apreensões dos Canabinoides Sintéticos, determinar os lugares mais comuns de serem apreendidos e descrever a evolução desde sua concepção até se tornarem reconhecidamente substâncias ilícitas no Brasil, encontram-se presentes nas Listas de medicamentos, substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e também substâncias sob controle especial da Portaria SVS/MS n°344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por meio do emprego de Pesquisa Bibliográfica levantando as informações históricas importantes para a compreensão e evoluções das NSP e NSP: Canabinoides Sintéticos. E também visualizar o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas conhecido popularmente como Lei de Drogas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
CASSIA CRISTINA FAGUNDES DOS SANTOS
Orientador:
Marek Henryque Ferreira Ekert
Curso:
Perícia Criminal e Ciências Forenses
Palavras-Chaves:
Novas Substâncias Psicoativas; Canabinoides Sintéticos; NSP.
Coorientador:

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REVISÃO SISTEMÁTICA DAS INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: EFICÁCIA E BOAS PRÁTICAS
Pós-graduação
Monografia
Este estudo é uma revisão sistemática que avalia a eficácia das intervenções terapêuticas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram incluídos 30 estudos publicados entre 2018 e 2023, que avaliaram intervenções como Terapia Comportamental Aplicada (ABA), Terapia Ocupacional, Terapia de Fala, Intervenções Assistidas por Animais e Terapias Baseadas em Tecnologia. Os resultados indicam que a ABA é eficaz na melhoria das habilidades sociais e comportamentais, especialmente quando combinada com outras terapias. Intervenções multimodais são mais eficazes do que intervenções isoladas. No entanto, a eficácia das intervenções varia significativamente com base nas características individuais das crianças. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada utilizando a escala de Jadad, assegurando a validade dos resultados. A revisão destaca a necessidade de personalização das intervenções e a inclusão dos pais no processo terapêutico. Limitações incluem a heterogeneidade dos estudos e a predominância de pesquisas em países de alta renda. Futuros estudos devem focar em intervenções em diferentes contextos culturais e econômicos e em pesquisas de longo prazo. Esta revisão fornece uma base sólida para profissionais de saúde na seleção e aplicação de intervenções terapêuticas eficazes para crianças com TEA
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
THAÍSA AMÁLIA MIRANDA DE FIGUEIRÊDO
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Transtorno do Espectro Autista; Crianças; Terapia Comportamental Aplicada (ABA); Intervenções Multimodais.
Coorientador:

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O XADREZ COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO APLICADO NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA EXTENSÃO II EM ALAGOAS
Pós-graduação
Monografia
O artigo aborda o uso do xadrez como recurso psicopedagógico na unidade de internação masculina extensão II em Alagoas, destacando seu potencial como ferramenta terapêutica e educativa. O estudo, de natureza bibliográfica, teve como objetivo investigar se o xadrez pode promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos internos, reduzir comportamentos impulsivos e agressivos, além de melhorar as interações sociais. A pesquisa constatou que a prática regular do xadrez contribui significativamente para o aprimoramento das habilidades de resolução de problemas, atenção, concentração e controle emocional. Ademais, verificou-se uma redução na frequência de comportamentos agressivos, evidenciando o papel do xadrez como moderador comportamental. As interações sociais entre os internos e com os educadores também foram beneficiadas, resultando em um ambiente mais colaborativo e harmonioso. As conclusões do estudo confirmam que o xadrez é uma ferramenta eficaz na intervenção psicopedagógica, atendendo aos objetivos propostos e respondendo positivamente às hipóteses levantadas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
SAMARA MARINHO LESSA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicologia
Palavras-Chaves:
Medida Socioeducativa; Xadrez; Recurso Pedagógico.
Coorientador:

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INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO INFANTIL
Pós-graduação
Monografia
Este artigo traz uma abordagem de como acontece o processo de intervenção psicopedagógica no contexto escolar (processo infantil), ressaltando a importância do psicopedagogo, suas funções e a sua forma de intervir no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais democrático, quando consideradas as particularidades de cada criança. O estudo investiga o papel do profissional psicopedagogo, que pautado na intervenção infantil, propõe-se especificamente individual, que enxerga toda criança como um ser capaz e único. Desse modo, a intervenção psicopedagógica procura atender a criança com determinadas dificuldades no aprendizado e investigar, caso a caso, a fim de traçar caminhos para que ele as supere. Portanto, tal artigo demonstrará, por um viés investigativo, colhendo informações de estudo bibliográfico, tendo estudiosos do tema como: Vygotsky (1988), Polity (1998), Weiz e Sanchez |(2019) e análise dos estudo da ABPp ( Associação Brasileiras dos Psicopedagogos), em suma os teóricos trazem em sua linha a importância da atuação/intervenção psicopedagógica.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ROSANE QUINTILIANO LEITE PEIXOTO
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Intervenção psicopedagógica; Papel do psicopedagogo.; Aprendizagem.
Coorientador:

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IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pós-graduação
Monografia
A educação na perspectiva inclusiva significa o trabalho em busca de quebra de barreiras para que dentro da escola os estudantes possam participar e evoluir de forma igualitária sem nenhum prejuízo. Na conjuntura do ambiente escolar, o termo TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação vem ganhando espaço, logrado êxito sua aplicabilidade fazer o d tecnologias na educação inclusiva surge como um viés que oferece um amplo apoio para os docentes na área da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, tendo em vista que constroem elementos facilitadores que colaboram com a evolução e aprendizado dos alunos que apresentam deficiências no âmbito escolar, com estratégias que aguçam a curiosidade, despertam a criatividade e promovem autonomia para se comunicar, aprender e se locomover Deve – se ainda incorporar a acessibilidade como valor para o próprio serviço e para os funcionários que lá desempenham suas funções, pois acessibilidade tem a ver com o próprio aprimoramento da sociedade no atendimento com qualidade a todos os cidadãos. Este artigo apresenta relatos bibliográficos de autores que estudaram sobre o tema proposto, observaram e ratificaram que ao inserir as TICs em sala de aula de forma coesa e planejada obtemos resultados positivos no desenvolvimento dos alunos. Torna - se imprescindível a contribuição de todos os indivíduos que fazem parte do cenário escolar, incluindo a família, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, todos devem trabalhar juntos, pois para incluir é preciso saber fazê-lo com determinação, competência, cuidado e boa vontade é essencial e podem mudar a história de uma criança com deficiência. Dessa forma, apontaremos alguns fatores importantes para a concretização dessa sociedade inclusiva que almejamos.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
JACICLEIDE MOREIRA ALVES
Orientador:
André Fermoseli
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Tecnologias; Educação; Inclusão
Coorientador:

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OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreender a importância da Educação Socioemocional no processo de ensino e aprendizagem no ambiente da educação básica, especificamente no Fundamental ll, além de refletir sobre a estratégia de desenvolvimento dos aspectos socioemocionais na educação básica. Este artigo tem por objetivo traçar uma discussão sobre a atuação do psicopedagogo na escola para promoção da educação socioemocional. Para tanto, utilizamos como metodologia uma revisão de literatura do tipo narrativa e dialógica, para compreender a importância da Educação Socioemocional no desenvolvimento integral dos educandos/as. As hipóteses levantadas neste artigo estão relacionadas à atuação do psicopedagogo institucional enquanto profissional atuante no ambiente escolar, visando não somente atender a alunos com dificuldades de aprendizagem, como também promover uma formação escolar voltada para a sensibilidade, observando que os sujeitos que compõem esse universo complexo (escola) são dotados de elementos, sociais, afetivos e psíquicos que influenciam diretamente na sua aprendizagem. Logo, a análise da literatura possibilitou refletir sobre como o psicopedagogo pode atuar na promoção da educação socioemocional no contexto escolar, conhecendo várias teorias que podem auxiliar na compreensão de como os aspectos afetivos e inconscientes reverberam no desenvolvimento do psiquismo humano e os seus impactos para o processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, irá contribuir para a promoção de uma educação mais humana e inclusiva, indo além da preparação para o mercado de trabalho. As emoções têm ganhado espaço no ambiente escolar, o que pode ser percebido a partir do desenvolvimento do aluno e do crescente número de materiais de educação socioemocional que têm surgido e sido utilizado na educação básica. Assim, o artigo tem como objetivo compreender qual a concepção de emoção adotada neste material e buscar assimilar quais são as possíveis consequências dessa concepção para subjetividade do aluno do ensino Fundamental ll.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
VALDIRENE DOS SANTOS
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Psicopedagogia institucional; Emoções; Afetividade.
Coorientador:

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TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE X APRENDIZAGEM: O PAPEL DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como intuito apresentar algumas dificuldades encontradas pelas crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) no processo de aprendizagem, além de fundamentar o que se entende por TDAH e discorrer sobre as possíveis intervenções psicopedagógicas dentro do ambiente escolar. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, com a análise de artigos científicos que abordem a temática das dificuldades de aprendizagem em crianças com TDAH e o auxílio do psicopedagogo na escola. Sendo assim, comentar-se-á a respeito de intervenções e estratégias que possam proporcionar ao aluno uma aprendizagem efetiva e prazerosa de forma que o mesmo se sinta incluso e acolhido nos espaços educacionais em concordância os autores aqui estudados, entre eles: BOSSA (1996), SALVIATO (2018), SILVA (2014) e AMORIM (2010).
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
PRISCILLA RAFAELA ZUBEM DE SOUZA
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Inclusão; Psicopedagogia; Ludicidade.
Coorientador:

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OS JOGOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH
Pós-graduação
Monografia
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que pode afetar significativamente a capacidade de foco, concentração, organização e autocontrole. A aprendizagem de pessoas com TDAH pode ser desafiadora devido as dificuldades em manter a atenção e controlar impulsos. No entanto, os jogos pedagógicos têm emergido como uma ferramenta eficaz para abordar essas dificuldades e promover um ambiente de aprendizado mais envolvente e adaptado. Os jogos pedagógicos, projetados com objetivos educacionais específicos, oferecem uma abordagem interativa e motivadora para a aprendizagem, eles podem ajudar indivíduos com TDAH a melhorar a atenção, a memória e as habilidades de resolução de problemas de maneira divertida e dinâmica. A estrutura dos jogos, com suas regras e feedbacks imediatos, ajuda a manter o engajamento e a proporcionar reforço positivo. Os jogos podem ser usados em diversas etapas do desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, pois se constitui em um recurso didático-pedagógico de apoio ao estímulo do raciocínio lógico, concentração e tomada de decisão, podendo ser utilizados para introduzir, amadurecer e fixar conteúdos trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir habilidades necessárias para uma evolução acadêmica completa.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
PARICIA ALEXANDRA DE CARVALHO CARDOSO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Jogos Pedagógicos; Inclusão; Psicopedagogia; Aprendizagem.
Coorientador:

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ANÁLISE DAS BARREIRAS AO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM REGIÕES MARGINALIZADAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: ESTUDO DE CASO DE EMPREENDIMENTOS DE MULHERES QUE VIVEM NA GROTA DO RAFAEL EM MACEIÓ - AL
Pós-graduação
Monografia
O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise diagnóstica realizada em um grupo de mulheres empreendedoras que também são moradoras da Grota do Rafael, comunidade localizada na cidade de Maceió - AL. Tais mulheres buscam atualmente melhores condições de vida em um contexto de escassez na região marginalizada em que vivem. Entrevistas foram realizadas com cada uma das empreendedoras a fim de identificar os principais pontos críticos que atrapalham o desenvolvimento de seus negócios. Após uma análise detalhada das respostas apresentadas pelas entrevistadas, foi identificado que os maiores empecilhos apresentados são relacionados a questões de Educação e capacitação insuficientes e ausência de estímulo ao mercado local. Em seguida, foi exposto soluções detalhadas com planos de ações, tais planos visam facilitar todo o processo de colocar em prática as medidas propostas para que as problemáticas sejam mitigadas e haja melhorias contínuas na realidade dos empreendimentos dessas mulheres.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
ERIKA RANIELLY LEOPOLDINO DA SILVA, GABRIELA MARTINS CASSIMIRO, JOSÉ WILLYAN DOS SANTOS ALVES, RUTH APARECIDA TEIXEIRA FERRO, SAMARA GOMES FEITOSA DE QUEIROZ, VANESSA SOUZA CINTRA
Orientador:
Aristella Lemos
Curso:
Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança
Palavras-Chaves:
Empreendedoras; Grota do Rafael; Escassez; Desenvolvimento.
Coorientador:

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RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS EMOÇÕES NAS ESCOLAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE GESTÃO DAS EMOÇÕES PARA ALUNOS DO 1º AO 5º ANO EM ESCOLAS PÚBLICAS
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho, tem buscado apresentar e analisar a importância de ensinar como lidar com as emoções nas escolas. O presente estudo, é bem interessante, visto que, na modernidade atual, vivemos em uma sociedade com excesso de ocupações, telas de celulares, tablets, computadores e muita agitação, esses fatores causam impactos na vida e na saúde emocional dos estudantes. No que tange a isso, é muito recompensador ver os benefícios na vida humana, trabalhar sentimentos e emoções com as crianças na fase introdutória de seus primeiros saberes. Essa aprendizagem socioemocional, sendo adquirida nas escolas, contribuirá para o desenvolvimento como todo de cada aluno. A busca por esse tema, vislumbra investigar e esclarecer o que proporciona de benefícios trabalhar as emoções nas escolas: Desenvolvendo Habilidades de Gestão das Emoções em Alunos do 1º ao 5º ano em Escolas Públicas. Este trabalho é de suma importância para desenvolver pessoas mais saudável emocionalmente, colaborando assim para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. As emoções quando gerenciadas de forma equilibrada, proporcionando uma alta performa-se no aprendizado do aluno.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARIDEIDE DE OLIVEIRA
Orientador:
Aristella Roberta Lemos da Silva
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Lidar com emoções; Saúde emocional; Aprendizagem; Desenvolvimento e Gestão das Emoções
Coorientador:

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INTERVENÇÃO NO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DISGRAFIA X DISORTOGRAFIA
Pós-graduação
Monografia
Este trabalho é fruto da experiência no estágio institucional em psicopedagogia realizado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal de Maceió. O psicopedagogo não só compreenderá o porquê do sujeito não aprender a escrever, mas o que ele poderá aprender e como aprender. A busca desse conhecimento inicia-se no processo diagnóstico, momento em que a ênfase é a leitura da realidade daquele sujeito, para então proceder à intervenção. Para tanto os seguintes teóricos, trazem suas teorias sobre a profissão e atual do psicopedagógico clínico/institucional, os mesmo foram os norteadores para construção e fundamentação desde ferente trabalho, que são eles: BOSSA (2000), Fernández (1990), BORGES (2004), WEISS, (2003) e VISCA, (1987). A pesquisa se divide em entendimento das dificuldades de aprendizagem distorgrafia e disgrafia, tendo como objetivo a remediação /ou prevenção. Os problemas de aprendizagem podem ser gerados por causas internas sintomas e inibição cognitiva
ou externas.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARIANA TAVARES DAMASCENO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Dificuldade de escrita; Diagnóstico psicopedagógico; Intervenção psicopedagógica.
Coorientador:

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A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo mostra a necessidade de relatar a importância do Psicopedagogo dentro da escola, aborda sobre a sua atuação e sua importância no âmbito escolar, e como este contribui significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. Tem por objetivo averiguar a percepção do aprendizado sobre o papel do psicopedagogo no contexto escolar, suas funções mediante às dificuldades e os distúrbios da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foram tomadas como referências estudiosos, que versam sobre o tema, entre os quais são citados; Bossa (1994), Porto (1994) e Souza (2009) e Oliveira (1986).
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARIA MARILUCE TAVARES DAMASCENO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Psicopedagogo; Contexto escolar; Aprendizagem.
Coorientador:

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ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL NA INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Pós-graduação
Monografia
O presente artigo tem como objetivo compreender a importância do trabalho realizado pelo Psicopedagogo no âmbito escolar, frente às dificuldades encontradas no processo de aprendizagem. A problemática básica que embasou o estudo com o intuito de responder ao seguinte questionamento: Qual o papel desempenhado pelo Psicopedagogo no âmbito escolar, na formação dos professores, para o enfretamento das diversas problemáticas que permeiam o processo de aprendizagem. Partindo dessa premissa, realizou-se um estudo exploratório, utilizando a abordagem metodológica de pesquisa de campo e a com embasamento bibliográfico dos seguintes teóricos: Bossa (2019), Grigorenko e Sternberg (2003) e Libânio (1994). A pesquisa realizou a análise do ponto de vista da psicopedagoga (denominada B) atuante na escola municipal da cidade de Maceió, onde aconteceu a pesquisa de campo, Escola Municipal Monsenhor A. Araújo.
Ano de defesa/publicação:
2024
Nome do Aluno:
MARCIA CRISTIANE DA SILVA MONTEIRO
Orientador:
Ana Lucia Alves do Nascimento
Curso:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Palavras-Chaves:
Psicopedagogia; Dificuldades de Aprendizagem; Escola.
Coorientador:

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