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Coordenação

Presidente da CPA

DÉBORA PEREIRA VITAL

[email protected]

REGIMENTO CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA

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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão instituído pela Diretoria da Afya Palmas, com base nos SINAES (Lei 10.861/2004), com absoluta autonomia e isenção, composta por todos os setores da comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil organizada.

A CPA é responsável por todo o processo de Autoavaliação Institucional, compreendendo as fases de planejamento, sensibilização da comunidade acadêmica, aplicação de pesquisas, elaboração de relatórios e divulgação de resultados.

Objetivo:

A CPA está implantadacom o objetivo de criar um canal aberto de comunicação entre o corpo docente,discente, técnico administrativo e sociedade civil organizada a fim que todosauxiliem na gestão institucional, proporcionando a identificação depotencialidades e a oportunidades de melhoria contínua das atividadesdesenvolvidas pela IES.

Como você podeajudar?

Respondendo sempreas pesquisas da Comissão Própria de Avaliação e enviando sugestões. Dessa formaconvidamos, você, comunidade acadêmica, a contribuir com a melhoria da UNIMA.

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REGULAMENTO DA CPA

PROJETO DEAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

MANUAL DE AVALIAÇÃO

 

Quem é a CPA?

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‍Coordenação da CPA

Débora Pereira Vital

[email protected]

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Representantes Docentes

Flávia da Silva Costa

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Representantes Discentes

Juliana Martins Lessa
José Luiz Cavalcanti Pedrosa Júnior

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Representantes Administrativos

Lucas Manoel dos Santos Eugênio
Ricardo Arturo Rocha Teixeira

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Representantes da Sociedade Civil

Humberto dos Santos Pituba
Vanilda dos Santos Silva

NORMAS

O Ministério da Educação criou em 2004 o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Esse sistema é dividido em três pilares principais para avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil: o ENADE –Exame Nacional de Desempenho do Estudante, a ACG – Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional.

A avaliação institucional é conduzida pela CPA – Comissão Própria deAvaliação e os dados podem ser obtidos por meio da aplicação de questionários,análise de documentos, análise de dados de matrícula, corpo docente, entreoutros. Os resultados são publicados e discutidos com a comunidade acadêmica deforma que todos possam contribuir para a resolução dos problemas detectados,bem como para a manutenção dos pontos fortes encontrados. Além disso, orelatório final deve ser encaminhado para o INEP, que irá utilizá-lo paracompor a avaliação geral da instituição.

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA foi instituída pela LEI Nº10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Mais que uma obrigação regida pela lei, a avaliação institucional éum excelente instrumento para a gestão acadêmica e administrativa. Aparticipação de todos é importante para que as decisões possam ser tomadas combase em informações precisas e corretas.

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Normas / Legislação

Lei 10.861, de 2004
Portaria Nº 2051_2004
Nota Técnica / 62-2014 - Relato Institucional
Nota Técnica / 65-2014 - Relatório CPA

RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação interna tem como finalidade analisar com profundidade os diversos aspectos do desenvolvimento das ações do ensino superior. Esses aspectos estão divididos em 5 eixos, os quais englobam as 10 dimensões institucionais.

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EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
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Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional
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Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição

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EIXO 3 – Políticas Acadêmicas
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes

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EIXO 4 – Políticas de Gestão
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Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

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EIXO 5 – Infraestrutura Física
Dimensão 7: Infraestrutura Física

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Metodologia

A CPA desenvolve suas atividades de avaliação visando, por meio dos resultados, obter alternativas de melhoria para o cumprimento Missão Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIMA.

Para isso, desenvolve-se um trabalho que vai do planejamento, sensibilização e aplicação do processo avaliativo, por meio de divulgação com banners, reuniões, cartazes, e-mails e divulgação no site.

A avaliação ocorre de duas formas para englobar a avaliação quantitativa e qualitativa. Utiliza-se para obter tais resultados a aplicação de questionários objetivos e realização de grupos focais, além de outras formas, conforme deliberado em reuniões ordinárias e extraordinárias da CPA.

Objetivos

Geral

Proporcionar informações quantitativas e qualitativas sobre a UNIMA que sejam passíveis de serem usadas na forma de conhecimentos relevantes para a proporcionar condições otimizadas de aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, de forma sustentável e progressiva.

Específicos

Atender à demanda por dados estatísticos de usuários internos e externos da UNIMA e da mantenedora institucional;

  • Contribuir para o planejamento estratégico da UNIMA;
  • Subsidiar discussões sobre o clima organizacional da UNIMA, a partir do fornecimento de informações subjetivas acerca do pensamento dos membros da comunidade acadêmica;
  • Intensificar o desenvolvimento de cultura avaliativa da UNIMA;
  • Analisar documentos para consolidar estudos sobre a necessidade de aperfeiçoamento do processo de regulação interna da instituição.
  • Estabelecer mecanismos de transparência e facilitação do acesso da comunidade acadêmica e sociedade às informações de interesse e domínio público;
  • Contribuir com informações e estudos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e do cumprimento, pela UNIMA, de sua missão;
  • Realizar a autoavaliação institucional considerando diferentes dimensões institucionais, as quais são apresentadas no Art. 3º da Lei 10.861;
  • Divulgar os resultados por meio do Relatório de Avaliação Institucional.

Relatórios

Triênio 2016-2018

‍Relatório Integral de 2016-2018
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Triênio 2018-2020

Relatório Parcial de 2018

Relatório Parcial de 2019

Relatório Integral de 2018-2020

Triênio 2021-2023

Relatório Parcial de 2021

Relatório Parcial de 2022

Relatório Integral de 2021-2023
‍

Triênio 2024-2026

Relatório Parcial de 2024

CAMPANHAS

Ações desenvolvidas

 

Ações Desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação

Aqui você encontrará uma visão mais detalhada das ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Procura mais informações sobre as Ações Desenvolvidas pela CPA? Confira os Relatórios de Avaliações Anuais:

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RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO - link para área dos relatórios

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Acho que podia ter também os vídeos que vocês produziram nas campanhas

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Reconhecimento Docente

No dia 02 de julho de 2025, aconteceu a premiação docente da CPA, que reconheceu os professores melhores avaliados, no ciclo da Avaliação da CPA 2025.1

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Avaliação da CPA 2025.1

Do dia 05 a 30 de maio de 2025 aconteceu a Avaliação Institucional da CPA 2025.1, neste ciclo os alunos, responderam a avaliação em relação a qualidade do ensino, avaliando os professores do semestre.

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Divulgação dos Resultados da Avaliação Institucional CPA

Após o período de Avaliação é o momento da CPA analisar os dados. Esses dados são apresentados para os setores responsáveis da Instituição.

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Comissão Enade

 

Acompanhamento Egresso

Entre os objetivos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) está o de inserir na sociedade, profissionais preparados para atender as necessidades do mercado de trabalho e formar cidadãos aptos a assumir, com ética e dignidade, distintos papéis sociais. O Centro Universitário de Maceió-UNIMA prepara profissionais capacitados para atender as necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade. Os egressos da UNIMA têm competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação, além de pensar criticamente a sociedade e as relações sociais, agindo de forma ética e cidadã nos espaços de atuação profissional.    

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior identificar as demandas do egresso, acompanhar sua inserção no mercado de trabalho e ofertar formação continuada.

Tendo essas diretrizes por referência, a UNIMA estabelece programa eações para: identificar o perfil do egresso; pensar criticamente a formação dosdiscentes e as demandas do mercado de trabalho; reforçar o compromisso com aformação continuada de qualidade. Dentre as práticas implementadas, destaca-sea coletada de informações sobre a realidade da área de atuação e eficiência evalidade das disciplinas no desempenho profissional.

Sob esta ação, cabe a CPA, a gestão dos dados coletados a partir dasestratégias da Política de Acompanhamento do Egresso adotadas pela UNIMA. Estaanálise é apresentada e diagnosticada em relatórios que servem como diagnósticopara a instituição potencializar a competência dos egressos, aqui formados.

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Material Gráfico da Campanha:

MELHORIAS

A frase "Você pediu, a CPA atendeu!" significa que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) levou em consideração as solicitações e observações feitas pelos alunos e agiu para atender às suas necessidades e expectativas. Isso envolve avaliar todas as informações coletadas por meio das avaliações e buscar maneiras efetivas de realizar melhorias, como aprimorar a estrutura da instituição, sempre que possível. A CPA se compromete em ouvir e responder às preocupações da comunidade acadêmica para tornar a experiência educacional cada vez melhor.


Melhorias 2023

  1. Melhorias nos Banheiros: Melhoraria na infraestrutura de todos os banheiros da unidade;
  2. Salas de Aula Tecnologicamente Equipadas: Melhoria na infraestrutura das salas de aula com equipamentos modernos, como quadros interativos e acesso à internet de alta velocidade.
  3. Espaços de Convivência: Criação de áreas de convivência agradáveis, como espaços verdes, redários, para promover interações sociais e pausas relaxantes.
  4. Atendimento ao Aluno: Expansão dos serviços de apoio ao aluno, como orientação acadêmica e psicológica, para garantir um ambiente de aprendizado saudável.
  5. Acessibilidade: Melhorias para tornar o campus mais acessível a pessoas com deficiência, incluindo rampas, elevadores e sinalização adequada.
  6. Segurança: Reforço nas medidas de segurança, como iluminação adequada e presença de agentes educadores para garantir um ambiente seguro.
  7. Atualização de Laboratórios: Renovação dos laboratórios com equipamentos modernos e tecnologias de ponta para manter a qualidade do ensino prático.
  8. Processos Administrativos Eficientes: Simplificação dos processos administrativos, como matrícula e atendimento ao aluno, para reduzir burocracias.
  9. Apoio à Pesquisa: Investimento em recursos para incentivar a pesquisa acadêmica, como financiamento de projetos e acesso a bases de dados.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Lançamento Campanha de Avaliação da CPA 2023.2
Tem avaliação institucional da CPA no ar! - UNIMA Alagoas (afya.com.br)

AVALIE NOSSA INSTITUIÇÃO

📢 A Avaliação da CPA já começou!

📝 De 05 a 30 de maio, é a sua chance de fazer a diferença na sua instituição. Sua opinião é fundamental para promover melhorias contínuas.💪 Quando você participa, a gente transforma ideias em resultados!🚀

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#CPA #AvaliaçãoCPA #MelhoriasInstitucionais #Participe

Links para Avaliação: https://avaliacaoinstitucional2.afya.com.br/login

AVALIAÇÃO 05/05 a 23/05

Time Administrativo
Time Docente:
Estudante:

CONTATO

DÉBORA PEREIRA VITAL

E-mail: [email protected]

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