Notícias
Campus

Afya Maceió e Defensoria Pública de Alagoas renovam parceria e ampliam atendimentos jurídicos gratuitos à comunidade

Compartilhe

A Afya Maceió e a Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) renovaram, na última segunda-feira (13), o convênio que mantém a parceria no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição. A parceria tem como objetivo continuar fortalecendo o ensino prático e ampliar o acesso à Justiça em Alagoas,

O convênio, foi firmado desde 2011 e proporciona atendimento jurídico gratuito à população em situação de vulnerabilidade social. Com a nova ampliação avança para novas frentes de atuação, incluindo casos da área criminal e processos que chegam ao júri popular.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da Afya Maceió, Gustavo Arruda, o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepal), Ryldson Martins; a coordenadora do curso de Direito, professora Marizângela Vasconcelos; a coordenadora do NPJ, professora Flávia Costa;  a procuradora institucional, Rita de Cássia Regis e a subdefensora pública-geral, Thaís Moreira.

Por meio do convênio, os estudantes de Direito da Afya Maceió atuam sob a supervisão direta da Defensoria Pública em casos reais, desenvolvendo competências essenciais à prática jurídica e contribuindo com a cidadania. As atividades são realizadas nos Núcleos de Assistência Cível (NAC) e de Assistência ao Preso (NAP), que beneficiam moradores dos bairros Barro Duro, Jacarecica, Cruz das Almas, Jacintinho, Feitosa, Serraria, Pescaria e Riacho Doce.

Para o reitor da Afya Maceió, Gustavo Arruda, a renovação e ampliação do convênio representam um passo importante para fortalecer o compromisso da instituição com a formação prática e o serviço voltado para a comunidade.

“Parabenizo a Defensoria Pública pelo trabalho realizado, em parceria com nossos alunos. Essa cooperação é essencial para o desenvolvimento acadêmico e humano dos discentes e para o fortalecimento do vínculo da Afya Maceió com a comunidade”, destacou.

O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Afya Maceió, localizada na Avenida Comendador Gustavo Paiva, nº 5017, Cruz das Almas.

Foto: Defensoria Pública de Alagoas