A residência médica é a principal fase de formação prática após a graduação em Medicina.
6/2/2026
Compartilhe
.jpeg)
A Afya Maceió celebra com muito orgulho um momento decisivo na trajetória acadêmica e profissional de um de seus alunos do curso de Medicina: a conquista da residência médica, etapa fundamental para a consolidação da formação médica e para o início da especialização.
A residência médica é a principal fase de formação prática após a graduação em Medicina. Trata-se de um programa de especialização em que o médico atua de forma intensiva em hospitais e serviços de saúde, sempre sob supervisão de profissionais experientes.
Esse importante marco foi alcançado por José Mário Lessa, aluno da Afya Maceió, que obteve resultados expressivos em processos seletivos de residência médica em instituições reconhecidas nacionalmente pela excelência na formação de especialistas. O estudante foi aprovado em 4º lugar em Cirurgia Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese, conquistou o 1º lugar no Hospital do Coração de São Paulo (HCor), o 2º lugar na Santa Casa de São Paulo e o 1º lugar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre(HCPA). Além disso, José Mário aguarda o resultado do processo seletivo da USP São Paulo, uma das seleções mais concorridas do país.
Para o estudante, a residência médica representa a consolidação da formação iniciada na graduação.
“Cada vez mais a residência se torna fundamental para a formação médica, pois é o caminho mais sólido para a especialização. Por isso, fico muito feliz em ter sido aprovado em hospitais que são referência na formação de excelentes profissionais”, afirma José Mário Lessa.
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, Daniela Barreto, a instituição tem um imenso orgulho em celebrar a conquista de vagas em importantes programas de residência médica por nossos alunos, reforçando a qualidade da formação que oferecemos.
“Essas conquistas não são individuais apenas, elas refletem o trabalho conjunto entre alunos dedicados, professores comprometidos e uma coordenação que acredita que formar médicos vai muito além de aprovar em provas: é formar profissionais seguros, éticos, humanos e tecnicamente preparados para cuidar de vidas. Parabéns aos nossos alunos, aos docentes e a toda a comunidade acadêmica da Afya Maceió”, destacou.
Nesse período, o residente aprofunda conhecimentos técnicos, desenvolve habilidades clínicas e vivencia na prática, os desafios da profissão, sendo considerada o caminho mais sólido e seguro para a formação de especialistas no país.