Atividade conecta os estudantes às realidades da comunidade e aos desafios globais da saúde
3/10/2025
Compartilhe
Os alunos do curso de Medicina da Afya Maceió participaram da Visita Diagnóstica do PIEPE, atividade realizada em diferentes períodos e orientada a partir do tema específico de cada semestre. A proposta está sempre alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aos determinantes sociais da saúde, à Agenda 2030 da ONU e à COP 30, reforçando a importância de uma formação médica comprometida com os desafios globais e locais.
Durante a visita, os estudantes têm a oportunidade de observar a realidade da comunidade e realizar um mapeamento das condições de saúde e fatores de risco, reunindo informações que servirão de base para o desenvolvimento de projetos e ações ao longo do curso.
Esse processo estimula a interdisciplinaridade, pois integra diferentes saberes e perspectivas, além de contribuir para a construção de um profissional mais humano, ético e flexível, capaz de articular teoria e prática diante das necessidades locais.
Segundo a coordenadora do Eixo PIEPE, Profª Dra. Cristiane Monteiro, a atividade representa um marco no aprendizado dos alunos.
“A visita diagnóstica é um momento fundamental, porque coloca o estudante em contato direto com a realidade da comunidade. Mais do que um exercício acadêmico, é uma vivência que desperta responsabilidade social e prepara o futuro médico para atuar de forma crítica, empática e transformadora.”
A ação do curso do PIEPE mantém o comprometimento com uma formação integral, conectada à comunidade e aos grandes desafios da saúde pública atual.