Notícias
Alunos

Alunas da Afya Maceió conquistam 2º lugar no Hack Massa, primeira maratona de inovação de Maceió

Compartilhe

As alunas da Afya Maceió mostraram protagonismo e talento no Hack Massa, primeira maratona de inovação, promovida pela Prefeitura de Maceió, realizada de 15 a 17 de agosto, no Maceió Shopping. A equipe, exclusivamente feminina foi destaque ao conquistar o segundo lugar na competição.


O Hack Massa reuniu 43 equipes e 212 participantes, superando a meta inicial de 10 grupos. Durante três dias intensos, os times receberam mentorias, suporte técnico e acesso a ferramentas para o desenvolvimento de soluções voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde.


O grupo foi composto por Yasmyny Moura e Raphaela Maria Costa Pinto de Oliveira, ambas estudantes do curso de Medicina, Raíssa Albuquerque de França, estudante de Psicologia e Laura Gomes Simões, estudante de Publicidade e Propaganda.


A equipe da Afya Maceió apresentou o BlueChat, uma solução digital de atendimento via WhatsApp criada para promover a prevenção e o acompanhamento do câncer de próstata. O recurso foi idealizado para oferecer informações acessíveis e confiáveis, além de enviar lembretes personalizados e orientações práticas, ajudando os homens a superarem barreiras, como o medo e que muitas vezes atrasa a busca por atendimento médico.


Para a Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, Alba França é uma imensa satisfação ver as alunas conquistando o segundo lugar no Hack Massa, mostrando que talento, criatividade e comprometimento podem transformar ideias em soluções reais com impacto para a saúde da população.


“O BlueChat é um exemplo de como a inovação tecnológica pode ser aliada na prevenção e no cuidado com a saúde, enfrentando tabus e oferecendo informações confiáveis de forma acessível. Essa conquista reforça nosso compromisso na Afya Maceió em estimular experiências multidisciplinares, a inclusão feminina e o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de soluções que fazem a diferença na sociedade”, destacou a pró-reitora.


De acordo com a aluna e líder do projeto Yasmyny Moura, a conquista representa o esforço e dedicação de todas as alunas.
“A importância de integrar tecnologia e humanização no cuidado em saúde é essencial. Estamos muito felizes em levar o nome da Afya Maceió a um evento que fomenta inovação e transformação social”, afirmou.


Mais do que uma premiação, essa vitória evidencia o potencial das alunas em transformar ideias em soluções, reforçando ainda mais a valorização de uma educação de excelência.