A atividadeocorreu das 18h às 21h, em virtude da oferta da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.
22/6/2026
Compartilhe
.jpg)
No dia 6 de maio de 2026, foi realizada uma ação de promoção à saúde na Escola Estadual Capitão Álvaro Victor, contemplando estudantes e funcionários da instituição. A atividade ocorreu das 18h às 21h, em virtude da oferta da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.
Como etapa preparatória, no dia30 de abril de 2026, a equipe realizou uma visita à escola para conhecer o espaço, apresentar a proposta da intervenção e dialogar com os participantes sobre a dinâmica e as etapas da ação. Na ocasião, foram esclarecidos os objetivos do projeto, voltado à prevenção e aos cuidados relacionados às síndromes metabólicas e às doenças cardiovasculares.
A programação também contou com uma oficina de primeiros socorros, que incluiu orientações teóricas, atividades práticas e distribuição de panfletos educativos, reforçando a importância do conhecimento básico para situações de emergência.
Para garantir a organização e a qualidade do atendimento, as atividades foram distribuídas em estações específicas, envolvendo membros da equipe responsáveis pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e aplicação de questionários, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, avaliação antropométrica, orientação final aos participantes, registro fotográfico e audiovisual, além da coordenação geral. Todos os integrantes estavam devidamente uniformizados e utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.
Para a professora Cristiane Monteiro da Cruz, especialista de eixo do PIEPE, esse tipo de ação reforça o comprometimento da instituição em formar médicos humanizados.
“A aproximação entre universidadee comunidade fortalece a qualidade de vida da população e forma profissionaismais humanos e preparados para compreender e atuar sobre a realidade social, destacou”.
Durante a intervenção, aproximadamente 50 participantes, entre alunos e funcionários, foram atendidos de forma dinâmica e humanizada. Ao final do percurso pelas estações, cada participante recebeu orientações individualizadas sobre os parâmetros avaliados, com esclarecimento de dúvidas e recomendações acerca da adoção de hábitos saudáveis, incluindo alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e acompanhamento adequado dos fatores de risco cardiovasculares.
A ação foi encerrada com um momento de confraternização entre a equipe e os participantes, que compartilharam a merenda oferecida pela escola, fortalecendo os vínculos construídos ao longo da atividade.


.jpeg)