Notícias
Alunos

Curso de Comunicação Acadêmica fortalece competências de estudantes de Medicina em transição para o ciclo clínico

Compartilhe

Com o objetivo de potencializar as competências comunicacionais dos estudantes de Medicina em transição do ciclo básico para o ciclo clínico, foi realizado um curso voltado ao desenvolvimento do foco, da oratória e da expressão acadêmica, ministrado pelo coordenador de Publicidade, Daniel Bernardo.

A iniciativa surgiu a partir da identificação de uma demanda observada pelo professor Jonatas Souza durante a etapa do Memorial Acadêmico do PIEPE, evidenciando a necessidade de fortalecer habilidades essenciais para a trajetória acadêmica e a futura prática médica. A partir dessa percepção, o projeto foi estruturado em articulação com a especialista de eixo, professora Cristiane Monteiro, e com o coordenador de Publicidade, consolidando uma proposta interdisciplinar voltada ao aprimoramento das competências comunicacionais dos estudantes.

O curso abordou técnicas específicas de concentração, comunicação verbal, postura, expressão acadêmica e estratégias de apresentação, proporcionando aos participantes ferramentas para aprimorar a segurança, a clareza e a efetividade na comunicação em diferentes contextos formativos e profissionais.

Para a professora Cristiane Monteiro, a iniciativa amplia as possibilidades de formação integral dos futuros médicos. “A comunicação é uma competência essencial para o exercício da Medicina. Desenvolver a capacidade de se expressar com clareza, segurança, empatia e fundamentação científica contribui para uma prática clínica mais humanizada, fortalece a relação médico-paciente e prepara nossos estudantes para os diferentes desafios da trajetória acadêmica e profissional”, destacou.

A ação representa uma iniciativa inovadora no processo de formação médica, reafirmando o compromisso institucional com uma educação integral, capaz de desenvolver não apenas competências técnico-científicas, mas também habilidades interpessoais fundamentais para a prática clínica, o relacionamento com pacientes, o trabalho em equipe e a atuação ética e humanizada na saúde.