Notícias
Extensão

Projeto HemoMais fortaleceu doação de sangue e cadastro de medula óssea em 2025

Compartilhe

O projeto de extensão HemoMais, vinculado à Afya Maceió vem se consolidando como uma importante iniciativa de conscientização e incentivo à doação de sangue e ao cadastro de doadores de medula óssea, contribuindo diretamente para o fortalecimento da rede pública de saúde em Alagoas.

O projeto desenvolve ações educativas, campanhas informativas e mobilizações sociais, envolvendo a comunidade acadêmica e a população em geral em práticas solidárias que salvam vidas, sob a orientação do professor da IES, Dr. Graciliano Ramos

Ao longo de 2025, o HemoMais alcançou resultados expressivos: foram contabilizadas 82 doações de sangue e 54 novos cadastros de doadores de medula óssea, todos realizados por meio das ações promovidas em parceria com o HEMOAL.

Para a coordenadora de Extensão, Linda Concita, o projeto HemoMais é um verdadeiro exemplo de como a extensão universitária cumpre seu papel social ao aproximar a universidade das reais necessidades da comunidade.

“Quando associamos conhecimento científico, compromisso ético e ação solidária, geramos impactos incomensuráveis e formamos cidadãos mais conscientes e responsáveis”, destacou.

Além de contribuir para o aumento dos estoques de sangue e para a ampliação do banco de medula óssea, o projeto também desempenha um papel fundamental na formação cidadã dos estudantes da Afya Maceió, ao integrar ensino, extensão e responsabilidade social, fortalecendo o compromisso com causas de relevância pública.

Para Pedro Duran, acadêmico de Medicina e integrante do projeto, os resultados refletem o impacto positivo das ações desenvolvidas ao longo do ano.

“Fiquei muito feliz com os resultados alcançados e satisfeito por termos contribuído de forma concreta para ajudar tantas vidas. As ações possibilitaram um aumento significativo na conscientização dos alunos e da população em geral, refletindo diretamente no crescimento das doações de sangue e dos cadastros no banco de medula óssea. Esses números reforçam a importância do HemoMais e o impacto positivo gerado na recomposição dos estoques dos bancos de sangue do Estado”, destacou.

 

Perspectivas para 2026

De acordo com Pedro Duran, o HemoMais já projeta a ampliação de suas atividades para o próximo ano.

“Em 2026, abriremos o processo seletivo do HemoMais para expandir a atuação do projeto na faculdade. Também pretendemos fortalecer nossas ações nas redes sociais, que são grandes aliadas na conscientização. Nosso objetivo continua sendo salvar vidas e, por isso, vamos trabalhar para reabastecer todos os estoques em déficit do Hemoal”, finalizou.

A iniciativa consolida o comprometimento da Afya Maceió com a promoção da saúde, a solidariedade e o desenvolvimento de ações extensionistas que geram impacto social concreto.